segunda-feira, 9 de julho de 2012

História Contada: memórias sobre o Cinema da Floresta

A história da comunicação vem servindo a distintas pesquisas que buscam esclarecer a articulação entre os meios de comunicação e as práticas cotidianas dos indivíduos. Nesse sentido, revisitar tais processos de mediação em períodos pretéritos tem se tornado um percurso notável para a confrontação de formas de vida e experiências na conformação das sociabilidades.
A pesquisa sobre a afinidade entre a prática audiovisual e Juiz de Fora se apresentou grata pela possibilidade de informações e de objetos de investigação. A cidade, que sediou a primeira exibição cinematográfica em Minas Gerais no ano de 1897 [1], e, que já nas primeiras décadas do século XX era palco para a proliferação de salas de cinema por todo o Centro[2], mostraria que para além de sua cartografia urbana, o cinema não ganhara somente espectadores, mas imortalizara a percepção de mundo dos indivíduos de uma comunidade.
O Cinema da Floresta foi criado em um dos galpões da Fábrica de Tecidos São João Evangelista, por meio da iniciativa do grupo empresarial Assis, na década de 40. A fábrica localizada na comunidade da Floresta, até então isolada, dividia seu espaço de trabalho com práticas de lazer, envolvendo seus funcionários também nessas atividades. A história do cinema não nos foi apresentada por documentos, arquivos ou materiais iconográficos, mas sim pela subjetividade da narrativa dos personagens que vivenciaram o período de existência do Cinema da Floresta[3].

Dessa forma, a história do cinema é construída por um mapeamento de vozes, que nos faz acompanhar a flecha do tempo, em idas e vindas da memória, que às vezes nos escapa por esquecimentos ou não-ditos[4]. Memórias fragmentárias, que nos dão a conhecer a história a partir daqueles que a viveram. Nessa pesquisa, contamos com a contribuição de seis fontes orais, entrevistadas em 2010 e 2011: Margarida Maria Assis de Oliveira Ferraz; Márcio Alcântara Assis; José Luiz Neto; Manoel Alonso Vilas Boas; Moacyr Andrade e Cosme Ricardo Gomes Nogueira. A metodologia da história oral tem contribuído para um melhor tratamento dessas histórias de vida coletadas, como também para a apuração de dados sobre o cinema[5].

Vale dizer que a estrutura física do cinema foi construída levando-se em conta todas as peculiaridades para a sua adaptação. Assim, o cinema tinha cerca de 400 cadeiras, era alto, possuía uma boa acústica, apresentava cartazes, que veiculavam informações dos filmes. As sessões eram noturnas aos sábados a partir das 19h30 e tinham reprises aos domingos, além disso, as figuras clássicas do cinema estavam presentes como o lanterninha, o baleiro, o pipoqueiro, o gerente do cinema e o exibidor do filme. Existia a meia-entrada e o valor simbólico do bilhete conseguiu manter 90% dos custos do cinema por muitas décadas. Até que em 1984, o cinema vencido pelas facilidades das novas tecnologias de comunicação e de transporte, encerra suas atividades.

Em um momento que o acesso à cultura era limitado, o Cinema da Floresta parece ter aberto as janelas para o conhecimento de um mundo não visto ou provado, o que ainda contribuiu para um “reconhecimento” entre os indivíduos daquela comunidade, que se integravam para assistir ao filme, ao Canal Sênior, as notícias do pós-guerra, as séries; para fazer bagunça no cinema; para se encontrar no intervalo das sessões para dividir um aperitivo; conversar e flertar.

O mundo do cinema é um espaço privilegiado de produção de relações de sociabilidade, ou seja, de interação plena entre desiguais em função de valores, interesses e objetivos comuns. O Cinema da Floresta desempenhou um papel de aglutinador da vida comunitária, tornando-se um signo de reconhecimento e pertencimento do grupo, logo, um lugar onde a memória pode se apoiar, por meio de ressignificações ao longo do tempo, dando sentido a história e a ação dos indivíduos. 


Raruza Keara Teixeira Gonçalves


[1] SIRIMARCO, Martha. João Carriço: O amigo do Povo. Funalfa Edições- 204 p. Juiz de Fora, 2005.

[2] BARROS, Cleyton Souza. Eletricidade em Juiz de Fora: Modernização por fios e trilhos(1889-1915). Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora: Programa de Pós- Graduação do Curso de História da UFJF. Juiz de Fora (MG), 2008.

[3] Gonçalves, Raruza Keara Teixeira; Musse, Christina Ferraz. Patrimônio oral: memórias sobre o Cinema da Floresta e a Produtora de Cinema Regina. http://www.unicentro.br/rbhm/ed01/ed01artigos.asp 

[4] POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, v.2, n.3, 1989.

[5] Gonçalves, Raruza Keara Teixeira; Musse, Christina Ferraz . Cinema da Floresta e memórias orais: uma pesquisa sobre a prática social do cinema no cenário rural em Juiz de Fora/MG .Trabalho apresentado no Grupo de Interés2- Historia de la Comunicación, evento componente do XI Congreso Latinoamericano de Investigadores em Comunicación.

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