Não sei por quê, mas, ao mesmo tempo em que vivemos ultra conectados, postando fotos e mensagens instantaneamente de onde estamos, para onde vamos, de quem está ou não em um lugar, tentando fixar momentos da história, outras pessoas parecem se desfazer com tanta facilidade de lembranças e emoções do passado. Jogam no lixo recordações de um casamento, de um nascimento, de uma cidade que não existe mais. Entretanto, outras pessoas interessadas ou por casualidade encontram esses materiais e tentam descobrir quem são os rostos e os donos de tais registros!
Em Barcelona, Espanha, dois projetos muito interessantes tentam resgatar memórias perdidas e chamaram a minha atenção: “Las fotos perdidas de Barcelona” e “YourLost Memories”. O primeiro, como o próprio nome diz, trata de uma casualidade. Um curioso, andando por um mercado da cidade, comprou alguns negativos e, ao revelá-los, teve uma grande e feliz surpresa: tratavam-se de fotos preciosas de uma Barcelona que já não existe mais... É uma viagem no tempo a costumes de uma página virada da cidade.
O segundo projeto diz respeito à recuperação de negativos de filmes Super8 que são revelados e postados no site. Através da página, as pessoas vão deixando pistas para que se tente chegar aos verdadeiros “donos” dos filmes e, chegando-se a esse objetivo, procura-se entender porque essas pessoas jogaram fora uma parte do seu passado! No site, inclusive, se tem acesso a um brasileiro que enviou alguns negativos para serem revelados e para tentar encontrar seus donos!
Já diria Eduardo Galeano: “Para os navegantes com desejo de vento, a memória é um ponto de partida.”
Será que no Brasil existe algum projeto assim?
Mariana Musse
Nenhum comentário:
Postar um comentário